Agentes de Investigação e Identificação ou Investigador de Polícia, Detetive Particular

Este técnico investiga crimes; elabora perícias de objetos, documentos e locais de crime; planeja investigações; efetua prisões, cumprindo determinação judicial ou em flagrante delito; identifica pessoas e cadáveres, coletando impressões digitais, palmares e plantares. Atua na prevenção de crimes; gerencia crises, socorrendo vítimas, intermediando negociações e resgatando reféns; organiza registros papiloscópicos e custodiam presos. Registra informações em laudos, boletins e relatórios; colhe depoimentos e presta testemunho. Conforme a qualificação pode trabalhar em órgãos da administração pública, de segurança e defesa, como estatuários (investigadores de polícia), ou em empresas de serviços e como autônomo (detetive profissional).

Técnico em Necrópsia e Taxidermistas

Este técnico reconstitui, formoliza e embalsama cadáveres humanos e de animais. Taxidermiza animais vertebrados; curte peles; prepara esqueletos de animais e confecciona dioramas, pesquisando características dos animais e de seu habitat. Orienta pessoas em aulas práticas e museus e gerencia atividades comerciais e acervo científico. Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos de segurança e higiene. Pode trabalhar em órgãos de administração pública, universidades, museu, instituto médico-legal e serviço de verificação de óbitos.

Técnico em Contabilidade

O técnico dessa área constitui e regulariza a empresa, identifica documentos e informações, atende à fiscalização e procede a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos e efetua contabilidade gerencial. Administra o departamento pessoal e realiza controle patrimonial. Trabalha em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais, como estatuários, empregados assalariado ou como autônomos.

Técnico em Turismo e Lazer

O Técnico formado neste curso será capaz de conceber e articular a operação turística para a condução/guiamento do turista; viabilizar e organizar os produtos e serviços turísticos; viabilizar e organizar os eventos e opções de lazer; interpretar os hábitos, atitudes e expectativas da clientela; gerenciar as atividades turísticas e os processos de execução do agenciamento; gerenciar a promoção de eventos e ações de lazer; comercializar produtos e serviços turísticos, de eventos e de lazer; adequar produtos e serviços turísticos à clientela; identificar e captar clientes; identificar paisagens e eventos potenciais à exploração turística; identificar clientela potencial; interpretar documentos de pesquisas direcionadas à área; atuar como agente de divulgação das paisagens locais, regionais e nacionais. Pode trabalhar em agências de turismo, hotéis, instituições públicas relacionadas à área, empresas de eventos, como autônomo e etc.

Técnico em Vestuário

Ao técnico desta área compete desde a idealização da fábrica ou do produto até a gerência ou a comercialização do mesmo. Deve manter-se atualizado nas novas tecnologias e ter capacidade de empreendimento e de organização. Suas funções podem ser resumidas em criar e desenvolver coleções; preparar modelagem e orientar o corte das diferentes partes das roupas; cortar, preparar e unir as partes componentes das roupas; programar a produção industrial, estabelecendo fluxos e cronogramas; operar equipamentos de laboratórios de testes; programar, executar e controlar a qualidade da produção e da matéria prima no processo de industrialização; participar de processo seletivo para funcionários; elaborar manuais para treinamento de pessoal e ou para divulgação das promoções de vendas; executar função gerencial e executar outras tarefas correlatas à formação de interesse da empresa. Trabalha em indústrias de produção de fibras naturais, artificiais e sintéticas, fios, tecidos de malha, estamparias, tinturarias e em indústrias de produtos químicos para a área têxtil e de confecções.

Técnico Agrícola ou Agropecuário

O técnico dessa área presta assistência e consultorias técnicas, orientando diretamente produtores sobre a produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade. Executa projetos agropecuários em suas diversas etapas, planeja atividades agropecuárias, verificando viabilidade econômica, condições climáticas e infra-estrutura. Promove organização, extensão e capacitação rural, fiscaliza a produção e desenvolve tecnologias adaptadas á produção agropecuária. Trabalha em empresas públicas e privadas, em atividades de extensão rural e de pesquisas agropecuárias e em órgãos fiscalizadores ou públicos.

Técnico de Geomensura

É o técnico comprometido com a preservação do meio ambiente. Tem como principais habilidades realizar levantamentos topográficos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos; medir, demarcar e dividir terras; executar levantamentos cadastrais urbanos e rurais; efetuar desenhos topográficos (elaborar e executar); realizar levantamentos geodésticos; operar com sistemas de coordenadas planas, geográficas e geodésticas; atuar como perito em processo de demarcação e avaliação de terras; executar exploração e locação de estradas e de obras civis e de arte em estradas; realizar trabalhos topográficos envolvendo projetos hidráulicos de poços, abastecimento de água e esgoto; trabalhar com areofotogrametria; aplicar conhecimentos de informática, geoprocessamento e sensoriamento remoto à sua área de atuação. Pode atuar em empresas de projetos e locação de estradas, de construção de obras de engenharia, de reflorestamento, de construção de barragens, açudes, hidrovias e irrigação, de telefonia, eletrificação e abastecimento de água, de mineração e prospecção mineral , de controle, fiscalização e preservação do meio ambiente dentre outras, como profissional autônomo e em prefeituras.

Técnico em Transportes Metroferroviários

Este técnico coordena a circulação de trens e veículos metroferroviários e é responsável pela manutenção, controla e programa horários de circulação de trens. Administra a estação e controla atividades de pátios e terminais; opera equipamentos e sistemas elétricos. Presta serviços de apoio ao usuário e supervisiona a equipe de trabalho. Preenche relatórios, planilhas, documentos de despacho, diário operacional e boletins de ocorrência. Trabalha em ferrovias e metrôs.

Técnico em Transportes e Trânsito

Este técnico tem como competência geral atuar de forma empreendedora, tendo uma visão técnica abrangente sobre o Sistema Viário. Atua na áreas de planejamento, execução de serviços, controle e gerenciamento das estruturas do Sistema Viário; no controle tecnológico das vias; aplica a informática nas atividades atinentes à sua profissão; atua nos serviços de produtividade de máquinas e equipamentos isoladamente e/ou em conjunto; aplica a topografia em todas as fases do projeto e execução do Sistema Viário; acompanha e/ou executa ensaios de solos, agregados, materiais e misturas betuminosas, concretos e sondagens; observa e faz cumprir as normas de segurança do trabalho e sinalização do tráfego; atua nos serviços de orçamentos, medição, e apropriação de custos relativos ao Sistema Viário; desenha e auxilia na elaboração de projetos da geometria, pavimentação rodoviária, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamento e obras de arte; atua na fiscalização de obras no Sistema Viário.

Técnico em Mineração

O técnico nesta área está apto a executar, supervisionar e orientar as atividades de prospecção de jazidas, de perfuração e desmonte em lavras a céu aberto e subterrâneas e de tratamento de minérios, bem como a controlar a programação de lavras via computação; controla a movimentação do produto final de minério e analisa a qualidade e a quantidade de produto mineral. Fiscaliza equipes de trabalho para cumprimento de normas de saúde e segurança e participa de projetos ambientais. Atua em empresas de extração e beneficiamento de minérios e rochas ornamentais, laboratórios de análise e órgãos governamentais ligados à área.

Técnico em Calçados

A este técnico compete desde a idealização da fábrica ou do produto até a gerência ou comercialização do mesmo. Deve manter-se atualizado nas novas tecnologias e ter capacidade de empreendimento e de organização, qualidades que superem a rigidez no consumo, na produção e na qualidade de vida. Suas funções podem ser resumidas em criar e desenvolver coleções; preparar modelagem e orientar o corte das diferentes partes dos calçados, cortar, preparar e unir as partes componentes dos calçados; programar a produção industrial, estabelecendo fluxos e cronogramas; operar equipamentos de laboratórios de testes; programar, executar e controlar a qualidade da produção e da matéria prima no processo de industrialização; participar de processo seletivo para funcionários; elaborar manuais e folhetos para treinamento de pessoal e/ou para divulgação das promoções de vendas; executar função gerencial e outras tarefas correlatas à formação de interesse da empresa.

Técnico em Móveis ou Técnico do Mobiliário

Este técnico tem uma formação de cunho tecnológico e humanista por natureza, pois trabalha para a melhoria da qualidade de vida do homem. Define projetos e executa a construção de móveis; seleciona materiais, insumos e acessórios; prepara, regula e acompanha a manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas; monitora o processo de produção; efetua atividades de medição e controle; implementa melhorias no processo e presta assistência técnica. Trabalha na fabricação de móveis e esquadrias de madeira, na construção civil, em institutos e departamentos de pesquisa e desenvolvimento.

Técnicos em Operação de Sistemas de Televisão e de Produtoras de Vídeo

O técnico nesta área produz eventos externos, manipula áudio e vídeo; dirige e captura imagens, bem como realiza atividades de tratamento de áudio; coordena atividades de operação de sistemas de televisão e produtoras de vídeo, nas fases de planejamento e execução, gerenciando recursos humanos, financeiros e uso dos equipamentos.Insere caracteres, créditos e artes nos produtos gravados. Prepara o estúdio de TV e produtoras de vídeo e executa roteiro de programação. Administra tráfego de sinal e monitora transmissão e recepção de sinais de TV. Trabalha em emissoras de televisão e produtoras de vídeo, em empresas de edição, impressão e reprodução de gravações ou em atividades recreativas , culturais e esportivas.

Técnico de Telefonia

Os técnicos estão habilitados para a instalação de redes de telefonia bem como instalação, configuração, operação e manutenção de equipamentos de telefonia e de suporte a estes sistemas. Tem com principais atividades instalar e configurar centrais telefônicas privadas (PABX); realizar manutenção básica em aparelhos telefônicos públicos; auxiliar projetos de redes telefônicas; executar projetos de redes telefônicas; testar, certificar e reparar linhas privativas de comunicação para redes de média e longa distância; realizar vendas técnicas (equipamentos telefônicos, centrais privadas); auxiliar projetos de equipamentos telefônicos; realizar instalação, operação e manutenção básica de equipamentos de telefonia celular; realizar procedimentos de teste e aceitação de equipamentos para telefonia celular. Costuma atuar na área de telefonia.

Técnico de Redes de Computadores

Técnico capacitado para a instalação de hardware para redes locais (LANs) e para links de acesso remoto para WANs (redes de grande distância), bem como, para realizar atividades de administração e gerenciamento de redes, tendo como base sistemas operacionais de redes comerciais. Tem como principais funções desenhar e documentar plantas de cabeamento estruturado para redes locais de computadores e telefonia; instalar, certificar e manter redes de cabeamento estruturado para redes locais de computadores e telefonia; testar, certificar e reparar linhas privativas de comunicação para redes de média (MAN) e longa distância; instalar, configurar e testar MODEMs para linhas privativas e comutadas; apoiar serviços de pré-venda e de suporte técnico através do fornecimento de informações a clientes; instalar, configurar e diagnosticar problemas em computadores, incluindo placas e controladores de disco; instalar sistemas operacionais básicos em computadores e servidores de rede; prestar suporte administrativo a sistemas de rede; instalar equipamentos de redes locais de computadores; apoiar no diagnóstico de problemas em redes locais e no acesso à INTERNET e realizar instalações elétricas básicas para equipamentos de rede. Pode atuar em empresas públicas ou privadas, assim como, em empresas da área e como autônomo.

Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas –

O técnico desta área está qualificado para projetar, avaliar e desenvolver sistemas de informações e programas em linguagens comerciais, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações; dentro de uma visão ética e humanística destinados a atender as necessidades de informatização e automatização dos setores administrativos de uma empresa. Pode atuar em empresas públicas, privadas ou de economia mista e como profissional liberal, é um facilitador de informações dentro das organizações.

Técnico em Informática

O Técnico nesta área atua em operação e programação de computadores, na instalação de redes, administração e manutenção de hardware, bem como em treinamento e suporte aos usuários de computadores. Tem como competências instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares; selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software; identificar arquiteturas de rede; identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede; avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários; participar na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo. Pode atuar em vários ramos da indústria, empresas diversas, pequenas empresas na área de informática e como autônomo.

Técnico em Edificações ou em Construção Civil

É o técnico habilitado a projetar, fiscalizar e executar trabalhos na área de construção civil, bem como projetos de engenharia e arquitetura. Tem capacidade de liderança para comandos de grupos, aptidão matemática, aptidão artístico-plástica, interesse e precisão no trabalho. Desempenha as seguintes atividades: projetos e execução até 80 m2; desenhos de projetos arquitetônicos, estruturais, instalação elétrica e telefônica, instalação hidro-sanitária; planejamento, programação e orçamento de obras civis; medições dos serviços executados nas obras; organização do canteiro de obras; controle dos materiais; elaboração de ensaios tecnológicos; coordenação da execução de obras. Atua em empresas públicas, mistas e privadas e executa serviços como autônomo.

Técnico de Segurança do Trabalho

Técnico da área de saúde, com habilitação específica, responsável pela coordenação do emprego adequado e seguro de procedimentos na realização das atividades e tarefas exigidas numa empresa, criando um ambiente de trabalho o mais seguro possível, sendo sua atenção voltada ao trabalhador. Está capacitado para desenvolver, no ambiente de trabalho, a tarefa exigida pela legislação vigente, desenvolver pesquisa, a investigação, a argumentação, apontando problemas e sugerindo soluções. Dentre suas funções deve estar atento para as condições de trabalho, riscos de acidentes, doenças profissionais e agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propiciar a prevenção dos mesmos assim como esclarecer a empresa e os funcionários das normas de segurança, auxiliando para sua implantação imediata. Atua nas empresas em geral, públicas e privadas, ou como profissional liberal.

Técnico em Produção, Conservação e de Qualidade de Alimentos / ou de Alimentos

O técnico desta área planeja o trabalho de processamento, conservação e controle de qualidade de insumos para a indústria de alimentos tais como bebidas, carnes e derivados, frutas e hortaliças, grãos e cereais, laticínios, massas alimentícias, produtos de panificação dentre outros; participa da pesquisa para melhoria, adequação e desenvolvimento de novos produtos e processos, sob supervisão. Supervisiona processos de produção e do controle de qualidade nas etapas de produção. Promove venda de insumos, processos e equipamentos. Mobiliza capacidades comunicativas na elaboração de documentos e nos contatos com membros da equipe e clientes. Pode atuar em indústrias alimentícias diversas, em centros de pesquisa, laboratórios de avaliação da qualidade, vigilância sanitária e empresas de comercialização de alimentos.

Técnico em Próteses Ortopédicas

Este técnico interpreta as especificações médicas e efetua as medidas do paciente para desenvolver, projetar, confeccionar, adaptar e reparar órtoses e próteses, tais como aparelhos para correção ou apoio para pessoas com lesões em qualquer parte do corpo e membros artificiais. Avalia o paciente e a prescrição; planeja, confecciona e acompanha o funcionamento de óterses e próteses prestando assistência técnica; gerenciam o ateliê de fabricação destes aparelhos. Atua na área da saúde e serviços sociais.

Técnico em Enfermagem

O técnico dessa área atua na promoção da saúde e na prevenção de agravos, através da assistência, ensino e pesquisa. Desempenha ações de promoção, prevenção, na educação de grupos da comunidade em programas e campanhas educativas de saúde pública, na recuperação e reabilitação, referente às necessidades de saúde, individuais e coletivas, obedecidos os níveis de conhecimento e de complexidade das ações, assim como preparação e acompanhamento de exames diagnósticos. Realiza registros e elabora relatórios técnicos e comunica-se com pacientes e familiares e com a equipe de saúde. Pode atuar em hospitais, postos de saúde, clínicas, escolas, empresas, farmácias etc.

Técnico em Equipamentos para a Área de Saúde

O Técnico desta área, tem como atividade principal a manutenção de equipamentos, a maioria utilizados no diagnóstico e terapia de seres humanos. São suas atribuições supervisionar e executar serviços de manutenção corretiva e preventiva em equipamentos médicos eletro-eletrônicos, bem como desenvolver circuitos de até média complexidade para projetos e adaptações destes equipamentos; supervisionar e executar serviços de manutenção corretiva e preventiva em equipamentos de raio x, ultra sonografia e hemodiálise; em equipamentos mecânicos (médicos) de baixa e média complexidade; em equipamentos de lavanderia, climatização, esterilização e incineração; elaborar rotinas e desenvolver a manutenção preventiva de equipamentos médicos; inspecionar e executar testes de segurança elétrica em equipamentos e instalações contra riscos de choques para pacientes e operadores; supervisionar e coordenar o setor de manutenção de equipamentos médico - hospitalares. Costuma trabalhar em clínicas, hospitais e outros setores ligados a área médica.

Técnico em Radiodiagnóstico

Este técnico tem conhecimentos envolvidos na produção de imagens para fins diagnósticos, como a radiologia, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear, dentre outros. O tecnólogo desenvolve e aprimora novos acessórios, equipamentos ou artigos correlacionados; e métodos de execução de exames e sistemas de garantia de qualidade. Conhece técnicas de segurança e higiene do trabalho e dos cuidados a serem dispensados aos pacientes e ao meio ambiente. O tecnólogo nessa modalidade tem formação científico-tecnológica e de gestão, que lhe permite participar ativamente em clínicas e hospitais em contato com equipes multi-profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, engenheiros, administradores, dentre outros) e pacientes.

Técnico em Aqüicultura

O técnico nesta área trabalha com o cultivo de organismos aquáticos. Desempenha as funções de planejamento e projetos de reprodução, larvicultura e engorda de peixes, camarões e moluscos; controla a sanidade e predação dos animais, monitora a qualidade da água, alimenta, captura e beneficia animais aquáticos de viveiros tanques e fazendas marinhas. Orienta a comercialização e beneficiamento de pescas; instalação e manutenção de equipamentos; gestão e extensão. Pode trabalhar na indústria pesqueira, em criatórios de peixes, crustáceos e moluscos de empresas privadas, em instituições de pesquisa e extensão rural, como empreendedor etc.

Técnico de Saneamento

É o técnico capaz de elaborar estudos para a implantação de sistemas de água, esgoto, limpeza pública e drenagens, assim como supervisionar e executar obras de saneamento. Tem compromisso com os direitos universais do homem e com a preservação do meio ambiente. Tem como principais funções a elaboração de estudos para implantação de sistemas de água, esgoto, limpeza pública, drenagens; planeja e projeta equipamentos, unidades de sistemas de água, esgotos sanitários e industriais, limpeza pública e industrial, drenagens pluviais e dispositivos funerários; supervisiona e executa obras de saneamento; opera e mantém equipamentos, unidades e sistemas de saneamento; executa orçamento em obras de saneamento; fiscaliza as atividades de uso e ocupação do solo. Atua em empresas e órgãos dos governos federal, estadual e municipal, empresas construtoras e consultoria nas áreas de saneamento e indústrias, laboratórios e nas estações de tratamento de águas e esgotos.

Técnico em Meio Ambiente

Este técnico está capacitado para enfrentar os problemas de ordem ambiental causados pela ação do homem em áreas urbanas, rurais e de exploração mineral, aviltando o compromisso com o desenvolvimento sustentável das sociedades. Além disso está habilitado a trabalhar com questões de gestão da qualidade ambiental em indústrias e agroindústrias; qualidade ambiental em áreas urbanas e agrícolas; gestão de resíduos sólidos e gasosos (lixo); gestão de afluentes domésticos e industriais (esgotos); saneamento ambiental de feiras, matadouros, cemitérios etc.; estudo de impactos ambientais em áreas urbanas, em projetos de irrigação e drenagem e obras hidráulicas, em áreas de exploração mineral, dentre outras e estudos de impactos ambientais decorrentes do uso de agroquímicos. Pode trabalhar em equipes vinculadas a laboratórios, na administração pública, em empresas e indústrias de diversas áreas.

Técnico em Metalurgia ou em Caldeirada, em Estruturas Metálicas, em Soldagem, Inspetor de Soldagem

O Técnico nessa área controla a qualidade de processos metalúrgicos e produtos metálicos. Inspeciona e cuida da manutenção de equipamentos industriais, tais como: fornos industriais, tanques, permutadores, vasos e outros; realiza pesquisa e estudos visando a melhoria dos processos e produtos; detecta a presença de impurezas ou fraturas na matéria-prima, através da análise metalográfica e determina o tipo de tratamento indicado para o material. Atua principalmente nas indústrias de equipamentos de transporte e automobilística, indústrias de produtos metálicos e na construção civil.

Técnico em Plástico ou Técnico em Borracha

Este técnico tem como função projetar, planejar, supervisionar, controlar e executar processos de fabricação de produtos de plástico e de borracha. Acompanha sistemas de produção, projeta ferramentas e dispositivos. Realiza ensaios físicos-químicos em laboratórios. Define matérias-primas, utiliza instrumentos de medição e recursos de informática. Interpreta normas e procedimentos integrados ao sistema de qualidade e gestão ambiental. Trabalha em indústrias de fabricação de artigos de borracha e plástico, empresas de produtos têxteis, químicos e de fabricação de máquinas e equipamentos.

Técnicos de Laboratório Industrial ou Químico de Petróleo

O técnico nesta área deverá ter conhecimento apropriado para conduzir as análises químicas, físicas, metalográficas e biológicas, em analisadores de processos dispostos em linha e em laboratórios de controle de qualidade; participando do sistema de qualidade da empresa e no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Garante a calibração dos equipamentos e realiza amostragem de materiais. Trabalha segundo normas de segurança, saúde e meio ambiente, em indústrias de extração de petróleo e gás natural, de fabricação de produtos químicos, de metal, têxteis e na construção.

Técnico em Controle Ambiental ou de Meteorologia, em Tratamento de Efluentes

Sua principal função é a de contribuir com a sociedade na preservação do seu habitat e no desenvolvimento de processos que favoreçam a qualidade de vida do ser humano de modo a evitar o desperdício e o mau aproveitamento de substâncias e materiais. Coordena processos de controle ambiental, utilidades, tratamentos de efluentes e levantamentos metereológicos. Realiza análises físico-químicas e microbiológicas dos efluentes. Este técnico pode atuar em empresas industriais e comerciais ou implantar sua própria empresa de consultoria/prestação de serviços.

Técnico em Mêcanica Veicular ou em Automobilística, Aeronaves e Embarcações

O técnico apresenta competências e habilidades para garantir o funcionamento dos sistemas veiculares, realiza ensaios e testes e monta componentes na fabricação e manutenção veicular automobilística, naval e aeronáutica, de acordo com normas de qualidade e de segurança do trabalho. As seguintes atividades são ligadas a essa área, manutenção veicular; ergonomia e segurança veicular; inspeção veicular; combustíveis e lubrificantes; motores térmicos; sistemas automotivos; eletricidade e eletrônica embarcada; estrutura e montagem veicular; gestão da qualidade e meio ambiente. Pode atuar em indústrias automotivas, aeronáutica e naval, prestadoras de serviço, representação e vendas técnicas.

Técnico em Eletromecânica

O técnico desta área, está legalmente habilitado para atuar em empresas e entidades nas áreas de automação. É um técnico generalista, tendo condição de atuar eficazmente em diversos campos de conhecimento e aplicações tecnológicas. É capaz de programar e executar manutenção eletromecânica, liderar equipe de manutenção, otimizar os sistemas eletromecânicos, programar e executar manutenção preventiva e corretiva e desenvolver produtos que atendam as necessidades humanas, ambientais e tecnológicas, com padrões de qualidade. Atua em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, fabricação e montagem de veículos, indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, dentre outras.

Técnico em Manutenção Mecânica Industrial ou em Manutenção de Máquinas ou em Manutenção de Sistemas e Instrumentos

Este técnico planeja a manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos, supervisiona processos de manutenção, mantêm equipamentos, instrumentos, máquinas e sistemas em condições plenas de funcionamento e calibra instrumentos e equipamentos. Elabora procedimentos técnicos e administrativos, propõe melhorias em máquinas, instrumentos e sistemas, aplica técnicas de segurança e de normas ambientais. Pode trabalhar nas indústrias: automobilística, naval, química, petroquímica, de petróleo, alimentícia, metalúrgica, papel e celulose, de montagem e prestadores de serviços de manutenção.

Técnico em Mecatrônica ou Automação da Manufatura e Robótica

Este tecnólogo exerce uma das especialidades da Mecânica, e tem como competência gerenciar e supervisionar indústrias automatizadas; otimizar e implantar processos robotizados de fabricação; analisar e inspecionar serviços técnicos na área de manutenção de robôs ou manipuladores industriais e assumir a ação empreendedora em pesquisa e inovação. Trabalha em atividades de engenharia de projetos de automação de processos, produtos e de manutenção, nas indústrias automobilísticas, informática, eletrônica, mecânica e química, dentre outras.

Técnico em Instalação e Manutenção Eletrônica

O técnico desta área desenvolve atividades que exigem uma visão logística de processos empresariais e industriais. Tem como principais atividades a operação, instalação e manutenção de sistemas de áudio e vídeo, computadores e unidades periféricas, terminais de dados, equipamentos e sistemas de telecomunicações móveis e fixos e sistemas de comando industrial. Realiza palestras e conferências técnicas; treinamento de pessoal; elaboração de relatórios, laudos técnicos, orçamentos e cronogramas; adaptação em projetos de circuitos e aparelhos eletrônicos. Podendo atuar em empresas de consultoria, assessoria e assistência técnica de equipamentos de instalação e manutenção eletrônica; microinformática e telecomunicações; empresas da área industrial, de equipamentos de áudio e vídeo; empresas da área hospitalar, nas quais realiza serviços em equipamentos eletro-médicos; instituições científicas e de pesquisa.

Técnico em Eletro-técnica e Gestão Comercial

O técnico diplomado nesta especialidade exerce atividades em empresas industriais e comerciais, sugere e aplica soluções técnicas para problemas apresentados pelo cliente, administra os recursos humanos, técnicos e financeiros relacionados a compras e vendas de materiais na área elétrica, faz a gestão das diversas fases de uma venda técnica, identificando e aplicando os diversos fatores que influem em uma negociação, tais como: legislação, análise financeira e psicologia do cliente. Com a cultura do empreendedorismo adquirida ao longo do curso, poderá construir e gerir uma pequena empresa na área de material elétrico.

Técnico em Eletro-técnica

É o profissional com formação na área de energia elétrica que elabora e executa projetos elétricos residenciais, prediais e industriais; realiza, supervisiona e controla manutenção em sistemas elétricos, faz utilização e ligações de instrumentos, motores e transformadores elétricos, executa montagem de circuitos e painéis elétricos, manutenção de motores e equipamentos eletro-eletrônicos observando a preservação do meio ambiente e a utilização racional da energia elétrica. Possui capacidade empreendedora para atuar na prestação de serviços e elaboração de laudos e perícias, para a indústria em geral.

Técnico de Eletrônica em Comunicações

Desempenha atividades relacionadas a dispositivos eletrônicos, circuitos, equipamentos eletroeletrônicos e de informática dedicados à essa área específica. Participa na elaboração de projetos de telecomunicações, instala, testa e realiza manutenção preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Também é de competência desse técnico a implementação de sistemas eletroeletrônicos nessa área e aplicação de conhecimentos de Gestão Tecnológica, permitindo que os fundamentos da administração de recursos humanos e os fundamentos do planejamento de um empreendimento sejam utilizados para melhoria da atividade industrial. Atua principalmente no segmento de telecomunicações.

Técnico em Desenho Industrial

O técnico desta área pode trabalhar em projetos nas seguintes funções desenvolver projetos de produtos industrializados; executar lay-out do produto e arte final; desenvolver graficamente projetos propostos pelas indústrias. Pode interpretar e executar desenho técnico do projeto observando normas e convenções; elaborar, montar e executar modelos tridimensionais; elaborar material de divulgação de eventos ou produtos industrializados; estabelecer fluxograma de produção; executar croquis e desenhos; criar esboço do produto. Na área de produção avalia e analisa dados para criar esboço do produto; elabora maquetes, modelos, protótipos de produtos industrializados; analisa, seleciona e decide a respeito do uso dos materiais; executa a previsão de custos e gastos; orienta no processo de fabricação para estabelecer um controle de qualidade; propõe novos produtos; reproduz graficamente originais. E por fim na área de pesquisa realiza ensaio tecnológico de materiais; e experiências para melhor aplicabilidade e aproveitamento dos materiais, visando a melhoria de qualidade de vida, otimizando a relação homem-máquina. Pode trabalhar em indústrias de artes gráficas, cerâmicas, couro, embalagens etc, empresas de computação gráfica, e de pesquisa para desenvolvimento de novos produtos.